9 de nov. de 2016

em belo horizonte
sarau libertário
com adri aleixo, norma de souza lopes,
coletivo mutável & pedro santos







na web
dose dupla de kidsbook itaú criança:
entre sonhos e dragões, de adriana carranca
& a bicicleta voadora, de antonio prata



Três meninas que não podiam ser vistas e eram proibidas de estudar, brincar, passear, e a amizade entre uma bicicleta e uma pipa embalam as novas histórias da coleção KidsBoook Itaú Criança, que, em outubro, ganhou dois lançamentos de uma só vez: Entre Sonhos e Dragões, de Adriana Carranca, e A Bicicleta Voadora, de Antonio Prata.

O livro da jornalista Adriana Carranca, que tem grande experiência na cobertura de conflitos no Oriente Médio, se inspirou na vida de três meninas afegãs, entrevistadas por ela no Afeganistão: Sadaf Rahimi, primeira afegã a disputar um campeonato mundial de boxe feminino, que sonha em pilotar aviões; Shamsia Hassani, primeira grafiteira de Cabul; e Farzana, skatista aluna do projeto Skatistan, que ensina o esporte para meninos e meninas em Cabul e Mazar-e Sharif.  Com ilustrações de Brunna Mancuso, Entre Sonhos e Dragões também fala dos meninos na tradição afegã, que fazem coisas "de menino", como empinar pipas, e ainda costumam cultivar rosas.

Em A Bicicleta Voadora, o escritor Antonio Prata conta a história de amizade entre uma bicicleta e uma pipa e de como pode ser legal fazer o outro feliz: "Todo dia, depois da escola, o menino pegava a bicicleta e ia empinar a pipa por aí. Quando a pipa subia lá no alto do céu, a bicicleta perguntava, lá debaixo: "Pi, que que cê tá vendo daí?".

Entre Sonhos e Dragões, de Adriana Carranca, e A Bicicleta Voadora, de Antonio Prata, são exclusivos para leitura em tablets e celulares e fazem parte da coleção KidsBook Itaú Criança, um projeto da Agência Africa para o banco Itaú e que faz parte do programa Leia para uma Criança, iniciativa da Fundação Itaú Social. O catálogo já conta com O Menino e o Foguete, de Marcelo Rubens Paiva; O Sétimo Gato, de Luis Fernando Verissimo; e O Cabelo da Menina, de Fernanda Takai. Para ter acesso a todas as histórias, é só acessar a página do Itaú no aplicativo do Facebook de qualquer celular ou tablet: www.facebook.com/itau.

SÉRIE PREMIADA
As histórias da série KidsBook Itaú Criança — assinadas por autores e ilustradores convidados pelo Itaú — são idealizadas para ser lidas por adultos para crianças em sua primeira infância, pelo celular ou tablet. Unem a simplicidade da leitura com a tecnologia e as funcionalidades do Facebook Canvas, formato de anúncio full-screen interativo para mobile.

A campanha é de criação da Africa, e ganhou dois prêmios Facebook Awards América Latina, nas categorias Melhor uso da plataforma e Inovação, além do Ouro na etapa mundial na categoria Melhor uso da plataforma, único projeto latino-americano a conquistar esse reconhecimento. KidsBook Itaú Criança está alinhada com o programa Itaú Criança da Fundação Itaú Social, junto com a campanha Leia para uma Criança, que também compõe o programa, e já distribuiu mais de 45 milhões de livros infantis no Brasil.

SERVIÇO
Entre sonhos e dragões
Autora: Adriana Carranca
Ilustrações: Brunna Mancuso

A Bicicleta Voadora
Autor: Antonio Prata
Ilustrações: Caio Bucaretchi

Disponíveis para leitura pelo aplicativo do Facebook em qualquer celular ou tablet.

Informações para a imprensa
DEDICATA COMUNICAÇÃO |( 21) 3852-7922
Jaciara Rodrigues – jaci.rodrigues@dedicatacomunicacao.com.br | (21) 98121-2474
Andréa Drummond – dea.drummond@dedicatacomunicacao.com.br | (24) 98824-1512




em salvador
pré-balada literária
homenagem: noémia de sousa







em ribeirão preto
jornada de comunicação 2016
com alex dias