29 de set. de 2016

em juiz de fora
os peixes são tristes nas fotografias,
de otávio campos


Ana C. dizendo "felicidade se chama meios de transporte" deu a tábua de navegação e naufrágio daquele final de século que já recomeçou. Os peixes são tristes nas fotografias nos transporta por onde se conheça o que é estar triste. E isto, bem se sabe, é em toda parte.

"Triste" se repete como simplificação dos inúmeros sentimentos, estados de consciência e espírito que atravessam este livro. É o modo de se saber sensível, misturado pelos caminhos e pelos encontros. Em que cidade? Ora, depende. A cidade é tanto um conceito como as específicas: Budapeste, Lisboa, Porto, Nova York, algures no Algarve e por aí vai. Também se é nômade no íntimo recortado do poeta: nas cidades há sempre alguém em quem se desdobrar, remeter, (não) entender e recolher. Alguém com quem passear e se desentender. Neste livro tudo é relação. O desejo, um nômade? Homem, mãe, mulher... e nos afetos deste livro o uso de "você" ou "tu" também é flutuante, não só pela convivência do autor com o português de Portugal, como por motivos de ouvido & emoções ambíguas. [Trecho da orelha de Júlia de Carvalho Hansen]

Leituras de alguns poemas do livro, por outros poetas, estão disponíveis no YouTube [clique nos links abaixo e veja]:


O livro será apresentado na tarde do dia 1º de outubro pelas poetas Anderson Pires da Silva, Anelise Freitas, Fernanda Vivacqua e Laura Assis, na Bartlebee Deli: Rua Antônio Altaf, 460 - Cascatinha.

Na ocasião, será lançada também a plaquete Outros tipos de disparos, composta para acompanhar o curta-metragem Laura (Casa Vazia, 2016) de Carol Caniato, Eduardo Malvacini e Otávio Campos, e publicada agora pelas Edições Macondo.





em feira de santana
há um poema morto na sala,
de josé de assis freitas filho







em são paulo
os viajantes & outras narrações
breves, de ronald polito



A Editora Patuá e o Patuscada — Livraria, Bar e Café convidam todos para o lançamento do livro Os viajantes & outras narrações breves, de Ronald Polito. O evento será realizado no dia 1º de outubro (sábado), a partir das 19h, no Patuscada — Livraria, Bar e Café: Rua Luís Murat, 40 - Vila Madalena. A entrada para o evento é gratuita e o exemplar estará à venda por R$ 38,00 (pagamentos em dinheiro e cartões de débito e crédito).




encontro com o escritor:
finalistas do prêmio são paulo de literatura
mediação adriana couto







em belo horizonte
encontro com o escritor
marcelino freire







minha vida é um limão, por favor
devolvam meu dinheiro,
de agustín arosteguy



Lançamento em 29 de setembro | 19h às 21h | SESC Paladium | Bate-papo performático para apresentação do livro | Participação especial da jornalista Guga Barros | Entrada gratuita