6 de jul. de 2016

em são paulo
mulheres que transformam sp





Com o objetivo de integrar as pessoas e a cidade por meio da arte, o Conexão Cultural São Paulo reúne exposição, feira de artesanato, música e gastronomia no Museu da Imagem e do Som. Com o tema Mulheres que transformam SP, a décima edição, que acontece no dia 9 de julho, traz obras, reflexões e projetos realizados exclusivamente por mulheres.

Confira a programação completa:

EXPOSIÇÃO
O Olhar Feminino que Transforma São Paulo
12h às 20h | Foyer
Com o intuito mostrar a força de transformação do público feminino na cidade de São Paulo por meio da fotografia, o MIS e o Conexão Cultural convidam todas a participar da exposição O Olhar Feminino que Transforma São Paulo. Participe da convocatória #conexaomis, o olhar feminino na fotografia. Por meio do aplicativo Instagram, serão selecionadas as melhores fotos que mostram como a mulher transforma a cidade de São Paulo.

ARTE URBANA
Mulheres que fazem
12h às 17h | Área Externa
Mag Magrela e Paula P Rezende pintam imagens que representam "a mulher que faz".

GASTRONOMIA
12h às 20h | Área Externa
Chefs e empreendedoras na área da gastronomia como As Lourdetes e Deepali apresentam pratos e comidinhas especiais.

ARTESANATO
12h às 20h | Área Externa
Roupas sustentáveis, bancos, impressos feitos por mulheres que inspiram inovação, delicadeza e transformação.

OFICINAS
Oficina de capoeira com o grupo Quilombelas
12h às 13h30| Área Externa
As Quilombelas (mulheres do grupo Quilombola de Luz Capoeira) propõem uma oficina para compartilhar o treinamento técnico e vivenciar momentos proporcionados pela roda de capoeira representada como espaço de luta, resistência e conhecimento do próprio corpo, além de um instrumento de rompimento das barreiras sociais e busca pela autonomia feminina.

OFICINA
Defesa Pessoal Para Mulheres
13h30 às 15h | Foyer
A oficina busca ensinar técnicas de reação utilizadas para preservar a integridade física de forma simples e eficaz através do Kung Fu. As participantes aprenderão a forma mais adequada de reagir a situações de risco através do conceito da defesa pessoal, que proporciona a todas uma melhoria da condição física e psicológica.           
A aula será ministrada por Isadora Carvalho Gouvêa, faixa preta de Kung Fu estilo Choy Lay Fut e profissional de Educação Física.

DEBATE
Violência Contra a Mulher
15h | Auditório MIS
Representantes de coletivos feministas e defensoras do direto da mulher debatem sobre o papel da mulher na sociedade contemporânea, assim como os desafios que ela enfrenta com relação à violência, com Ana Lívia da ONG Minha Sampa; Ana Carolina, advogada OAB com foco para mulheres; e Ana Lucia Keunecke da ONG Artemis. Moderação Marília Neustein (jornalista do Estadão).

CINEMA
Que Horas Ela Volta?
16h30 | Auditório MIS
Val, uma mulher que deixou a filha no interior de Pernambuco e foi ser babá em São Paulo, atrás de estabilidade financeira. Treze anos depois, sua filha resolve ir para São Paulo tentar vestibular. Mas a menina não se comporta do jeito que os patrões de Val esperam.

DEBATE
Mulher no poder ainda incomoda?
18h30 | Auditório MIS
Convidamos 04 mulheres de destaque da cena cultural e política de São Paulo para debater o crescimento e a importância da participação da mulher como protagonistas em diversos segmentos na sociedade. O protagonismo feminino ainda incomoda? Por que parte da sociedade ainda lida com resistência a mulheres em papéis de destaque?

Convidadas: Eliane Dias (produtora e empresária do grupo Racionais MC's), Tata Amaral (cineasta), Ligia Moreiras Sena (representante do coletivo "Cientista que virou mãe"), Barbara Gancia (jornalista e colunista do jornal Folha de S.Paulo e uma das apresentadoras do programa Saia Justa, do canal GNT) e mediação de Adriana Couto (jornalista e apresentadora do programa Metrópolis).

SARAU
Mulher na Arte
19h às 20h | Área Externa
Selecionamos artistas que buscam os sentidos possíveis da mulher, por meio da literatura, da música, das performances corporais etc. O principal objetivo desse encontro é trazer à luz toda a produção cultural que tem sido feita apenas por mulheres, com foco na diminuição da desigualdade de gêneros que nos assombra há séculos. Haverá também microfone aberto e distribuição de poemas impressos, selecionados especialmente para esse dia. Curadoria: Mariana Portela.

MÚSICA
Clarianas
17h | Área Externa
Clarianas é um grupo musical formado por três cantoras/atrizes (Martinha Soares, Naloana Lima e Naruna Costa), um rabequeiro/violinista (Giovani Di Ganzá) e uma percussionista (Fefê Camilo), que tem como mote a investigação da voz da mulher "ancestral" na música popular do Brasil a partir do contexto da música "natural", de tradição popular, dos cantos caboclos de matriz 'africanordestina-indígena-periférica' das comunidades brasileiras.

Anelis Assumpção
20h | Área Externa
Anelis Assumpção é cantora e compositora brasileira. Seu estilo mescla influências de dub, reggae, afrobeat, rap, música de cabaré, samba e bossa nova. Filha de Itamar Assumpção, a paulista iniciou a carreira aos 18 anos e compõe a maioria das músicas que grava.




em belo horizonte
sarau libertário: cantar o amor | amanda prates,
jovino machado, kaio carmona e sofia cupertino


No MM Gerdau - Museu das Minas e do Metal | Praça da Liberdade




oficina de criação literária
com luiz antônio de assis brasil


A Academia Mineira de Letras tem o prazer de apresentar o Programa de Escrita Criativa, em parceria com a Associação dos Amigos da Academia Mineira de Letras (AMICAD).

Serão promovidas Oficinas de Criação Literária, com cursos avançados (dirigidos a pessoas que já escrevem) e introdutório ou intermediários (para os menos experientes).

A primeira oficina será ministrada pelo premiado escritor Luiz Antônio de Assis Brasil, com 30 horas de duração, prevista para acontecer mensalmente de agosto a dezembro de 2016. Ainda estão disponíveis 8 (oito) vagas. A oficina é paga, conforme ficha de inscrição, e será verificado o atendimento ao pré-requisito. Data limite para recebimento da ficha: 11 de julho.

Para mais informações clique aqui.




itália bizantina e gótica
palestra com o prof. luiz flavio


Nessa palestra do minicurso Arte e História na Itália, apresentaremos magníficas construções artísticas de Ravenna, Venezia, Firenze e Padova, observando que a Idade Média na Europa Ocidental, para além das "trevas", foi também um período de grande "iluminação" nas diversas artes. Uma era em que a ideologia da ascese levou os reinos do Céu e da Terra a se unir e proclamar formas de Beleza inimagináveis. Para Platão, a arquitetura era a mais elevada de todas as artes, perspectiva que foi fortemente retomada pelos teólogos (e estetas) medievais neoplatônicos ou que receberam influência do grande filósofo grego, como Santo Agostinho. Somando-se a isso a necessidade de se construir templos e divulgar a fé cristã, a arquitetura teria um lugar de destaque entre todas as Artes na Idade Média, operando-se nela importantes inovações. As pinturas foram iniciadas na técnica do afresco, mas o mosaico será a expressão máxima da arte bizantina, enquanto os vitrais serão uma das características marcantes da arte gótica. Os afrescos, mosaicos e vitrais - como toda a arte cristã medieval - não se destinavam somente a decorar as paredes e abóbadas, mas serviam também como fonte de instrução e guia espiritual aos fiéis, possuindo um caráter didático-pedagógico. Apesar disso, as grandes realizações medievais estão, sem dúvida, entre os mais belos objetos produzidos pelo Ocidente, como veremos nesta palestra ricamente ilustrada.

Luiz Flavio é professor de História da Arte, Filosofia e Mitologia Grega em diversos cursos livres. Foi professor de História da Arte e de Estética em cursos de graduação e pós-graduação da Escola Guignard/UEMG e da PUC-Minas, por vários anos, e atualmente também trabalha em projetos educativos da Fundação Dom Cabral. Promove viagens com grupos a diversos museus e sítios históricos do mundo.

Informações gerais
Datas: 11/07 (segunda, 14h30 às 17h) ou 13/07 (quarta, 19h às 21h30):
Local: Rua São Pedro da União, 106 - Sion.
Aula Avulsa: R$ 80,00 (incluindo apostila impressa e lanche de confraternização)
Inscrições: ateliercasacultura@gmail.com | 99644-3234 ou 3223-6912

[Vagas limitadas]