22 de out. de 2015

em são paulo
inventário das sobras,
de esther proença soares








em porto alegre
um facho de sol como cachecol,
de petrônio souza gonçalves








no rio de janeiro
autoficção: escrita e memória
pessoal, por ana letícia leal




Em novembro, Autoficção: Escrita e Memória Pessoal vai ser tema de oficina na Estação das Letras. A doutora em literatura, autora do juvenil Meninas inventadas, Ana Leticia Leal, tem o objetivo de despertar objetivamente para o que vivemos. Ao lembrar, inventamos? Quem somos senão quem decidimos ser? Considerando o texto de autoficção aquele que parte da memória pessoal para a escrita criativa de si, incentiva-se o apagamento da dicotomia verdade-ficção. Alguns exercícios têm como objetivo mobilizar a memória e podem aproveitar textos confessionais guardados em casa, fotografias ou objetos significativos. O principal é que se preste atenção no que a memória pessoal oferece para a prática literária que, mesmo quando se quer autobiográfica, é um verdadeiro faz de conta.

De 07/11 a 28/11 (sábados) | das 10h às 13h | R$ 330,00

As aulas acontecem na Marquês de Abrantes, 177, no Flamengo.

Inscrições abertas no site www.estacaodasletras.com.br e pelo tel. (21) 3237-3947.





paixão de ler 2015
viva a carioquice!




A Secretaria Municipal de Cultura do Rio de Janeiro realizará de 05 a 12 de novembro a 23ª Campanha Paixão de Ler. Essa campanha foi inspirada no projeto "La Fureur de Lire", importante estratégia de incentivo à leitura lançada na França, pelo então Ministro da Cultura, Jacques Lang, em 1982.

A Paixão de Ler é o projeto mais duradouro da Secretaria Municipal de Cultura do Rio de Janeiro e tem conquistado muitas adesões. Este ano abordará a temática VIVA A CARIOQUICE!, cuja proposta pretende homenagear a cidade, seus escritores e poetas, nascidos ou adotados. Cinco linhas de trabalho foram traçadas:

Rio 450 anos,

narrativas da cidade,

saraus e sua poética maravilhosa,

a mulher: musa e escritora

e o samba e seu enredo.

No período de 5 a 12 de novembro, será vivenciada uma ampla e diversa programação cultural apresentada nas múltiplas linguagens artísticas não só nas bibliotecas populares municipais da cidade do Rio de Janeiro, mas também nos centros, teatros e lonas culturais, arenas cariocas e em outros locais públicos ou privados que tenham interesse em aderir à campanha.

Para participar com atividades que possam se integrar ao tema proposto, os interessados poderão mandar suas propostas para análise para o email paixaodeler.culturapresente@gmail.com até o dia 30/09/2015 a fim de que possam ser incluídas na programação oficial do evento.

Mais informações:





em belo horizonte
palestra com o
prof. marco elizio de paiva