12 de ago. de 2015

em são paulo
chacharitas & gambuzinos,
de ellen maria vasconcellos




A Editora Patuá e o Bar Canto Madalena convidam a todos para o lançamento do livro em edição bilíngue Chacharitas & gambuzinos, de Ellen Maria Vasconcellos. O evento será realizado dia 15/08 (sábado) a partir das 19 h no Bar Canto Madalena,  Rua Medeiros de Albuquerque, 471 - Vila Madalena. A entrada para o evento é gratuita e o livro estará à venda por R$ 38,00 (Atenção: pagamento em dinheiro, cheque e cartões de crédito e débito). O livro já está à venda no site da editora. As compras pelo site podem ser parceladas em até 12x. Amigos e leitores de todo o país que realizarem a compra por meio do site da Patuá antes do lançamento receberão o livro autografado pela autora após o evento. Saiba mais sobre o livro e a autora: clique aqui.




relançamento dos livros de
sérgio fantini








em londrina
curso surrealismo: uma poética do delírio,
por claudio willer




ONDE: campus da Universidade Estadual de Londrina - sala 101 do Centro de Letras e Ciências Humanas (CLCH)
QUANDO: dias 21 e 22 de agosto, sexta-feira e sábado
HORÁRIOS: 21/08, sexta-feira, das 19 h às 23 h | 22/08, sábado, das 8 h às 12 h e das 14 h às 18 h
INSCRIÇÕES: de 10 a 19 de agosto de 2015, pelo site da UEL (Proex, Divisão de Eventos): www.uel.br/portalValor: R$ 10,00
PÚBLICO-ALVO: alunos de graduação e pós-graduação em Letras, Artes, História, Filosofia, Sociologia, Educação e áreas afins; demais interessados. Haverá emissão de certificados para comparecimento integral.
PROMOÇÃO: Programa de Pós-Graduação em Letras. Iniciativa da professora Marta Dantas, autora de um belo ensaio sobre Nadja de André Breton e um substancioso livro sobre Arthur Bispo do Rosário, entre outras contribuições relevantes.

Segundo Claudio Willer, o tema "poética do delírio" será abordado por meio de dois ensaios de André Breton, "Le méssage automatique" e "Situação surrealista do objeto", além do que está em seu ensaio "Surrealismo e filosofia": os três, tratando do confronto de subjetividade e objetividade. Serão examinados os modos de confusão das duas instâncias, subjetividade e objetividade, na criação poética, e também nas artes visuais, cinema, arquitetura. E na própria vida, através da errância ou disponibilidade; do sonho; das aproximações a outras culturas e sociedades; dos encontros e da categoria criada por Breton, o acaso objetivo. Os tópicos serão ilustrados via exibição de material audiovisual, além das leituras de textos. Consequentemente, o curso poderá interessar a estudantes, pesquisadores e outros interessados não só da área de literatura, porém de artes visuais, cinema, filosofia e antropologia.