31 de mar. de 2015

em joão pessoa
o abismo do sátiro,
de ricardo correia



terça, 31 de março, às 20 h
Café Empório
Rua Coração de Jesus, 145 -Tambaú





no rio de janeiro
olhos de espanto,
de nina schilkowsky








no brasil
lugar comum,
de nara vidal




Primeiro livro adulto de Nara Vidal traz uma seleção de contos e crônicas.

Editado pela Pasavento, o volume tem o aval de escritores como Alonso Alvarez e Ricardo Ramos Filho que assinam prefácio e texto de orelha. Nara Vidal é autora de vários infantojuvenis e estreia na literatura adulta com uma escrita ao mesmo tempo delicada e inquietante.

"Sempre haverá uma frase capaz de nos pegar pelo estômago. Sim, a autora sabe como dizer as coisas de um jeito particularmente poético, mas há incômodo em seu lirismo. Não se escreve por acaso a frase: 'Passou a dormir cedo, contando as horas para alternar desesperanças'", comenta Ricardo Ramos Filho em seu texto de orelha.

A maioria das breves narrativas evoca a terra natal, a pequena Guarani, em Minas. A autora fala de um lugar que é comum e que passa a ser por isso, em comum com aquele do leitor. Outros textos partiram de um processo distinto: "Escrevo muito a partir de imagens. Não exclusivamente aquelas estáticas. Às vezes, observo alguém ou uma situação e congelo as possibilidades daquela cena, na minha escrita", conta Nara.

Há também personagens e lugares que poderiam ter saído de qualquer canto. Por exemplo, o conto "Paletó de madeira" fala de uma senhora que andava frequentando mais velórios que casamentos, e aquilo passou a ser pra ela, motivo de grande festa e preparação. Uma personagem aparentemente trivial e que passa a ser única e especial pela possibilidade de ser reconhecida por cada leitor na sua coletividade.

Nara Vidal participa da Flipoços, onde apresenta Lugar Comum, além dos seus infantojuvenis.
A festa de lançamento do livro acontece em sua terra natal, Guarani/MG, no sábado, dia 25 de abril.

Título: Lugar Comum
Autora: Nara Vidal
Editora: Pasavento
Páginas: 210
Preço: R$35.00

Disponível em todo o Brasil a partir da segunda quinzena de abril.





em são paulo
cursos com
rodrigo petronio