18 de mar. de 2015

em joão pessoa
especial mês da mulher
orquestra sinfônica da paraíba









espaço hq




A Fundação Espaço Cultural da Paraíba realiza, nos dias 21 e 22, mais uma edição do Espaço HQ, projeto que tem como objetivo reunir quadrinistas, críticos, fãs e colecionadores de histórias em quadrinhos para diálogos, intercâmbio e formação na área. No sábado (21), a programação fica por conta da oficina Produção da Página de Quadrinhos, ministrada por Paloma Diniz, das 14h às 18h. As inscrições gratuitas já podem ser feitas com antecedência na diretoria de Desenvolvimento Artístico e Cultural (Espaço Cultural, Rampa 1). São disponibilizadas 20 vagas e a faixa etária mínima para participar é a partir dos 10 anos.

No domingo (22), a partir das 16h, haverá a mesa redonda Quadrinhos e Gênero, com Allana Dilene (Ideia Transitiva), Henrique Magalhães (Maria, Marca de Fantasia) e Lívia Costa (Nicotinta). Será discutida a representatividade feminina e LGBT nos quadrinhos, além dos trabalhos produzidos por quadrinistas brasileiras e estrangeiras.

O encontro será finalizado com a Feira de Quadrinhos Independentes, que começa às 18h, no mezanino da rampa 1. O espaço é destinado a comercialização de trabalhos autorais, onde os quadrinistas (paraibanos ou de outros estados) podem adquirir uma mesa para vender sua produção. A ideia é fornecer um ambiente em que o público tenha acesso ao que tem sido produzido nos últimos tempos de forma independente, além de movimentar a economia criativa na Paraíba. Os interessados em expor trabalhos devem reservar mesa com antecedência enviando proposta por e-mail (funesc.quadrinhos@gmail.com).

Espaço HQ - Desenvolvido pela Funesc, o projeto Espaço HQ pretende realizar mensalmente atividades voltadas a esse segmento de produção, como oficinas, laboratórios, discussões, palestras e vivência entre profissionais e amadores da área. A primeira ação do projeto ocorreu em outubro do ano passado com o Laboratório de Quadrinhos, ministrado pela quadrinista Thaïs Gualberto, coordenadora da área na Funesc e idealizadora do projeto. Saiba mais: http://bit.ly/1wQikiK.





em lisboa
ar de arestas,
de ozias filho








no rio de janeiro
ciclo de leituras: roland barthes
& projeto de romance
na estação das letras




Os poetas Eucanaã Ferraz, Alberto Pucheu e Antonio Cícero comandam, em abril, na Estação das Letras, um ciclo de leituras sobre Roland Barthes, em lembrança ao centenário do semiólogo e ensaísta francês.

Nas quintas-feiras 9, 16 e 30/04 os encontros com leitores de Barthes vão reviver a obra desse grande mestre do século XX, das 19h às 21h.

E, para os romancistas ou candidatos de plantão, Ricardo Lísias conduz Como Fazer um Projeto de Romance: Oficina Teórico-Prática Sobre o Romance dos Séculos XX e XXI: começando com o Ulysses, de James Joyce, e terminando com a obra de Roberto Bolaño, Lísias pretende mostrar como uma leitura atenta de grandes romances pode ajudar na criação literária, através do desenvolvimento de uma consciência estética. O workshop vai das 10h às 16h.

As inscrições estão abertas em estacaodasletras.com.br e pelo tel.: (21) 3237-3947. A Estação, que comemora 19 anos em abril, fica na Marquês de Abrantes, 177, no Flamengo.





rio em seis tempos,
de alexandre kostolias











em são paulo
brincadeiras de ontem,
hoje e amanhã








clube de leituras: as cidades invisíveis,
de ítalo calvino








encontro com poemas
nipo-brasileiros